“a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”. Platão


domingo, 16 de maio de 2010

TÉCNICAS DESCRITIVAS EM LETRAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA

Estudos realizados por Maria Aparecida Rocha Gouvêa (UNITAU)

A análise técnicas descritivas em seis letras da Música Popular Brasileira selecionadas do repertório de compositores brasileiros reconhecidos pelo público e pela crítica musical. Na análise, foram observados a temática, o objeto descrito e suas características, as impressões sensoriais utilizadas, os recursos lingüísticos e estilísticos responsáveis pela construção do sentido do texto e o papel e a posição do descritor observador.
As músicas análisadas foram:
Farinha - Djavan
Brigitte Bardot - Zeca Baleiro
As vitrines - Chico Buarque
Cariocas - Adriana Calcanhoto
Trem das Cores - Caetano Veloso
Palavras - Sérgio Britto e Marcelo Fromer
Nas letras analisadas, a descrição subjetiva foi predominante.


Descrição objetiva

“A farinha é feita / de uma planta da família / das euforbiáceas / de nome manihot utilíssima / ...” (Farinha - Djavan)


Descrição subjetiva

“A saudade é uma colcha velha / que cobriu um dia / numa noite fria / nosso amor em brasa / ...” (Brigitte Bardot)

“Os letreiros a te colorir / embaraçam a minha visão / ...” (Vitrines - Chico Buarque)

“Cariocas são sacanas / cariocas são dourados / cariocas são modernos / ... (Cariocas - Adriana Calcanhoto)

“O mel desses olhos luz, mel de cor ímpar / ... (Trem das cores - Caetano Veloso)


Descrição dinâmica e descrição estática

A captação da realidade pode ocorrer de duas maneiras: estática, como uma fotografia ou dinâmica, como num filme.

Na descrição estática predominam as formas nominais, com a presença de frases sem verbo ou com verbos que expressam estado.

Na descrição dinâmica predominam os verbos que expressam movimento e as figuras de linguagem como a prosopopéia e as cenas ganham a perspectiva cinematográfica do observador.

A presença física do observador é determinante na seleção dos elementos a serem descritos. Conforme a posição do descritor, o horizonte de observação modifica-se e os componentes descritos devem estar coerentes com essa posição.

Nas letras analisadas, tanto a descrição estática quanto a dinâmica apareceram:


Descrição estática

“Palavras não são más / palavras não são quentes / palavras são iguais / sendo diferentes / ...” (Palavras - Sérgio Britto e Marcelo Fromer)

“A farinha tá no sangue do nordestino / eu já sei desde menino / o que ela pode dar/ ...”(Farinha - Djavan)


Descrição dinâmica

“Passas em exposição / passas sem ver teu vigia / catando a poesia / que entornas no chão.” (As vitrines - Chico Buarque)

“Os átomos todos dançam / ... / crianças cor de romã / entram no vagão / ...”

“As casas tão verde e rosa / que vão passando ao nos ver passar / ...” (Trem das cores - Caetano Veloso)

Metáfora

“A saudade é um trem de metrô / ...” (Brigitte Bardot - Zeca Baleiro)

“Te avisei que a cidade era um vão / ...” (As vitrines - Chico Buarque)

“Palavras são sombras / As sombras viram jogos / ...” (Palavras - Titãs)

“O mel desses olhos luz” (Trem das Cores - Caetano Veloso)


Comparação

“Cada clarão / é como um dia depois de outro dia / ...” (As vitrines - C. Buarque)


Prosopopéia

“Os letreiros a te colorir / ...

As vitrines te vendo passar / ...” (As vitrines - C.Buarque)


Antítese

“Palavras são iguais / sendo diferentes.” (Palavras - Titãs)

“Numa noite fria / nosso amor em brasa.” (Brigitte Bardot - Zeca Baleiro)

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